Cuidados que você deve ter com o seu veículo no inverno

Os veículos também estão vulneráveis às mudanças climáticas, principalmente em relação às alterações mais repentinas de temperatura. Mesmo em um país tropical como o Brasil, é importante conhecer quais são os cuidados com o carro no inverno.
Imagem de Cuidados que você deve ter com o seu veículo no inverno

 

Revise o aquecedor do seu veículo
Nessa época, lembramos de ligar o aquecedor que ficou parado por um longo tempo e durante esse período acumulou fungos, bactérias e poeira que podem transmitir doenças respiratórias aos passageiros. Portanto, procure uma oficina para higienizar esse sistema e evitar o problema.

Higienização interna
Durante o inverno é normal utilizarmos o veículo com os vidros fechados, podendo provocar doenças respiratórias, para prevenir que isso aconteça o ideal é fazer higienização interna do veículo antes do início da estação e assim não comprometer a saúde dos passageiros.

Cuidado com os pneus
Assim como no verão, os pneus são propícios a mudar de pressão no inverno. Por isso, é importante monitorar a calibragem desses componentes para garantir sua eficiência. Não há necessidade de mudar a forma de encher os pneus, é só conferir a calibragem dos dianteiros, os traseiros e o estepe respeitando os valores indicados pela montadora do veículo.

Use a bateria com cuidado
Deve-se ter muito cuidado com a bateria do seu veículo no inverno pois as baixas temperaturas comprometem as reações químicas no seu interior, dificultando a geração de energia do carro. Afinal, esse clima faz com que ela se esforce mais para funcionar com eficiência. É recomendado fazer inspeções regulares e seguir o cronograma de revisões para garantir o bom desempenho da bateria. Evite dar partida com luzes e acessórios ligados para poupar energia.

Limpador de para-brisa
Borracha mais temperatura baixa e exposição ao sol resulta em ressecamentos, e palhetas ressecadas não limpam o para-brisa e ainda riscam o vidro. A recomendação é trocá-las sempre que notar vibrações ou falta de eficiência na limpeza do vidro. Mantenha o reservatório de água do limpador sempre cheio para garantir higienizações em momentos de emergência.
 

Compartilhe esse conteúdo: